Pele de gestante: bonita e saudável sem dúvidas

Estrias, acne, manchas... Como vencer os inimigos da pele durante os nove meses de gestação


Se não bastassem todos os medos e mudanças normais da gravidez, a gestante ainda precisa se preocupar em cuidar de sua pele para evitar manchas, estrias e outros sinais indesejáveis que podem aparecer nesses nove meses. “Durante a gravidez, a organismo da mulher passa por muitas mudanças decorrentes de alterações hormonais, variações de dieta, ganho de peso, entre outros fatores. A falta de cuidado nesse período pode deixar sinais permanentes”, alerta a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

A especialista explica o que fazer para prevenir alguns dos problemas mais comuns:


- Acne: Nas primeiras semanas de gestação, há aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo. A consequência é o aumento da incidência de acne, principalmente no rosto. “Quem já tem histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele. O ácido retinóico não pode ser usado durante a gestação, mas o tratamento pode ser feito com outros ácidos como azelaico, salicílico e glicólico”, explica a especialista.

- Manchas: Segundo a dermatologista, quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele e isso é resultado da ação dos hormônios somada à exposição ao sol. “Evite a exposição ao sol e use, sempre, protetor solar, pois ele pode prevenir o aparecimento das manchas em até 85% dos casos. Muitas delas aparecem durante a gestação e não saem após o parto, mesmo com os melhores tratamentos de peelings e lasers”.

É importante lembrar que o filtro solar deve ser aplicado com abundância e ser reaplicado a cada duas horas.

- Estrias: A principal orientação para a prevenção de estrias é: controle o seu peso. “A pele tem certa elasticidade, mas não consegue manter-se saudável com um aumento excessivo de peso, portanto cuide-se”, orienta Dra. Annia. A especialista lembra, entretanto, que mesmo o crescimento natural da barriga durante a gestação pode causar estrias. Por isso, a orientação é hidratar sempre. “É importante usar um bom hidratante e lembrar: óleo não hidrata, apenas impede a perda de água. Ou seja, muitas vezes utiliza-se o óleo, mas a pele continua seca e as estrias aparecem”.
Ao contrário do que afirmam, a especialista explica que a coceira na barriga não é necessariamente sinal de estria. “Muitas gestantes desenvolvem um prurido na pele, que é decorrente da própria gravidez. Mesmo nesses casos, a hidratação sempre ajuda a diminuir o desconforto”, afirma.
Pós parto
A dermatologista explica que logo após o parto, a mulher pode procurar um dermatologista para tratar alguns os sinais que apareceram durante a gestação. “Manchas, estrias e sinais de acne podem ser tratados com diversas técnicas diferentes, que não trazem risco para a mãe nem para o bebê durante a amamentação”, comenta.


Além disso, algumas questões estéticas também podem ser avaliadas. “Há muitas técnicas de massagens e equipamentos que podem ajudar a mulher a combater a flacidez, principalmente na região da barriga. O especialista pode verificar quais são as opções seguras para cada paciente tanto para esses casos quanto em mulheres com cicatriz hipertrófica ou queda de cabelo por motivos hormonais”.

Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço (www.annia.med.br
twitter.com/Dra_Annia)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. Atualmente, atende em seu consultório, localizado na Avenida Silva Jardim, 2.042, no Batel.

5 comentários:

saracarvalho on 23 de dezembro de 2010 às 07:09 disse...

É importante todas as mulheres se preocuparem com a sua saúde íntima, deixo aqui um link que merece a atenção de todas as mulheres, principalmente durante e após a gravidez que estamos mais vulneráveis..é importante http://bit.ly/hXCEeM

on 1 de janeiro de 2011 às 06:36 disse...

boa tarde !!!
gostaria de saber se eu realmente posso usar o ácido retinóico na amamentação ... minha dermatologista, a pediatra da minha filha e o meu clínico liberaram ... disseram que não há problema em fazer uso do creme ... mas o farmacêutico q manipulou e vários posts q já li disseram que não posso ! e agora??? desde já agradeço !

amanda on 15 de agosto de 2011 às 13:26 disse...

Estou fazendo natação na Cia Athletica com o meu filho e recomendo. Os resultados são surpreendentes!

Anônimo disse...

Tomara que possa ter a pele como a de uma criança! Eu quero ir a um lugar de dermatologia em curitiba porque me preocupo muito por minha saúde.

Unknown on 14 de fevereiro de 2014 às 05:10 disse...

Vai a dica do dia:
Pessoal, principalmente gravidinhas, madrinhas e vovós.... olha o site super lindo com lembrancinhas para a chegada dos bebês, cliquem e confiram: www.emporiodasamendoas.com.br

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
 

Gestantes Online Copyright © 2011 Baby Shop is Designed by Monica Souza Sponsored by Eduardo Iorio