Veja que tipos de exercícios físicos são recomendáveis na gravidez

Cócoras, contração da pelve, ponte e alongamente são simples e podem ser realizados em casa
A prática de atividade física vem sendo discutida como principal fonte de longevidade e saúde, aliada à alimentação saudável. No casos de mulheres, essa preocupação deve ser ainda maior, principalmente para aquelas que pretendem ter filhos. Se bem preparadas fisicamente, elas passam pela fase da gravidez com tranquilidade, além de voltar rapidamente à forma física anterior à gestação.
Como um dos recursos para mulheres que buscam gestações tranquilas, médicos têm incluído o exercício física no processo de pré-natal. As atividades são recomendados para a melhora de qualidade de vida, aliadas sempre à boa alimentação.

— A prática regular de exercícios é recomendada em qualquer situação, inclusive para mulheres em fase de gestação. Nesse caso, a prática correta dos exercícios pode ajudar a musculatura mais afetada durante o período — explica a professora Luciana Caetano.
A recomendação dos médicos para a prática de atividade física está relacionada também ao desconforto que o período de gestação traz e que pode ser aliviado por meio de exercícios que aliviam dores nas costas, aumentam a resistência cardiorrespiratória e muscular, além de amenizar a formação de varizes.
Exercícios que utilizam a cintura e o quadril podem auxiliar no controle de músculos da bexiga e na prevenção de incontinência urinária, bem como fortalecem e tonificam os músculos da pelve, os abdominais e os lombos dorsais.
Segundo a instrutora, qualquer exercício físico, nessa fase, tem que ser indicado pelo médico ginecologista que acompanha o pré-natal.
— A gestante deve procurar atividades leves e ser acompanhada por um profissional que saberá exatamente quais exercícios são adequados para o período da gestação e quais são os ideais para aliviar os desconfortos e fortalecer as musculaturas mais exigidas nessa fase — explica.
Além disso, Luciana recomenda que os exercícios sejam regulares, pelo menos três vezes por semana, e que todo programa de atividade comece em um ritmo mais leve e avance gradualmente.
A professora também recomenda que os exercícios sejam feitos três vezes com 12 repetições, juntamente com outras atividades que não exijam muito esforço físico, como caminhada, hidroginástica, natação e bicicleta.
— Exercícios são muito importantes, se feitos de acordo com as orientações do médico e do profissional de educação física, mas a qualquer sinal de tontura, dor abdominal, dor de cabeça ou no peito, hemorragia vaginal ou incômodo, o exercício deve ser interrompido, para preservar a saúde da mãe e do bebê — finaliza.
Para que a grávida possa manter o ritmo e se exercitar em casa, Luciana dá dicas de exercícios simples que não necessitam de grandes estruturas para realizá-los. Confira:
:: Cócoras

Nesta posição, a grávida fica de cócoras com os braços apoiados nos joelhos. Ela deve contrair e relaxar a pelve, como se estivesse segurando a urina. Com este tipo de exercício, a gestante aprende a controlar melhor os músculos envolvidos na gravidez e obtém maior nível de relaxamento, o que irá ajudá-la no momento do parto
:: Contração da pelve

Com as mãos e os joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras. Esta atividade vai ajudar a posicionar o bebê corretamente
:: Ponte

Para este exercício, a gestante fica deitada com a barriga para cima e com os joelhos flexionados, movimenta lentamente o quadril para cima e volta. Além de evitar parto prematuro, esse tipo de exercício ajuda a evitar dores nas costas e no nervo ciático, que costuma incomodar as gestantes

:: Alongamento

Essencial para qualquer atividade física, o alongamento se torna ainda mais importante nessa fase. É ideal para aliviar dores nas costas e deve ser feito antes e depois dos exercícios. Para realizá-lo com tranquilidade, a professora orienta que a gestante fique sentada, com as pernas abertas para as laterais e alongue o tronco para os lados e para frente

BEM-ESTAR

1 comentários:

amanda on 10 de agosto de 2011 às 14:31 disse...

Eu comecei ir na CIA Athetica e achei fantástico os programas que tem lá. Saiu até uma noticia no site deles sobre Yoga http://www.companhiaathletica.com.br/unidade/kansas/noticia/cia-athletica-tem-programacao-especial-durante-yoga-pela-paz-2011/?utm_source=mark&utm_medium=m&utm_campaign=s33d

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
 

Gestantes Online Copyright © 2011 Baby Shop is Designed by Monica Souza Sponsored by Eduardo Iorio