Preparando o corpo para a gravidez

Ao longo dos nove meses de gestação, você passará gradativamente a carregar mais peso, que por si só exigirá um extra esforço muscular, podendo ocasionar algumas dores e desconforto. Para que este quadro não se acentue procure corrigir hábitos errados de postura.

Procure fazer algum exercício físico com moderação e sempre com orientação de profissionais. Atividades esportivas intensas podem prejudicar a oxigenação do feto. Nada de competições; no primeiro trimestre, esforços intensos e repetidos, podem até provocar um aborto.

Nadar e andar são ótimos exercícios. A hidroginástica, é um excelente esporte para gestantes: relaxa os músculos e ativa o fluxo sangüíneo tendo a vantagem de existirem aulas especialmente elaboradas para as futuras mamães.

---

Hidroginástica & Dança Aquática

Hidroginástica é uma das melhores atividades físicas para a gestante. Dentro da água, o corpo corresponde a apenas 30% de seu peso normal. O peso da barriga desaparece, diminuindo bastante as dores que você freqüentemente sente nas costas. Os exercícios parecem mais fáceis, exigindo menos esforço e a mulher tem uma sensação de leveza.

A circulação também é beneficiada. As pernas, que geralmente incham durante a gestação, melhoram muito quando a hidroginástica é feita com regularidade pois com os exercícios, os vasos sangüíneos são irrigados comais facilidade. A musculatura corporal ainda é fortalecida e os movimentos ganham mais flexibilidade pois suas articulações e seus músculos são alongados.

Apesar de todos esses benefícios, é bom lembrar que os movimentos devem ser feitos com a água acima da cintura. Exercícios bruscos, saltinhos e movimentos que comprimam o abdome não devem ser feitos.

DANÇA AQUÁTICA: oferece a maioria das vantagens da hidroginástica e ensina a gestante a explorar o seu corpo através do toque.

Na água, são praticados exercícios de respiração que melhoram a circulação do oxigênio, aliviando tensões e ansiedades. Ao aprender respirar direito, aumentam para a gestante, as chances de um parto tranqüilo. Também são realizados exercícios que fortalecem e preparam a musculatura para o trabalho de parto.

Para diminuir os medos e inseguranças das gestantes, muitos professores, simulam, na piscina, as principais etapas do trabalho de parto.

A prática regular de exercícios aumenta a resistência e a elasticidade do corpo. Na piscina, a resistência da água relaxa e massageia toda a musculatura da gestante.

---

Como Relaxar e Exercitar o Corpo

Deite-se de costas e coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, para que a coluna se apóie totalmente na cama;

Ao dormir, deite-se de lado, colocando uma almofada entre as pernas;

Movimente os pés, em movimentos circulares, de um lado para o outro, sempre que puder. Isto evita cãibras;

Exercite a região do períneo, contraindo a vagina e o ânus, um de cada vez. Contraia e solte, relaxando;

Não levante repentinamente, nem faça movimentos bruscos;

Fique alguns minutos na posição de cócoras, com suas costas apoiadas na parede;

Ao pegar objetos no chão, dobre os joelhos e mantenha as costas retas. Segure o objeto contra o seu corpo, com os cotovelos dobrados. Levante-se devagar. Flexione os joelhos e não as costas;

Caminhe sempre que puder, parando uma vez ou outra para respirar: inspire pelo nariz, soltando o ar pela boca, lentamente.

COMO REDUZIR A PRESSÃO NAS COSTAS

Deite-se sobre um tapete, de costas e dobre os joelhos, mantendo os pés bem apoiados no chão.

Ajoelhe-se e mantenha as pernas separadas, inclinando-se para frente e apoiando-se nos cotovelos. Tanto nessa posição como ficando de quatro, tome cuidado para não curvar a região lombar. Quando sua coluna está reta, o bebê fica sustentado nos músculos abdominais, e não nos músculos de suas costas.

PARA FICAR EM PÉ CORRETAMENTE

Contraia as nádegas. Apóie-se nos dois pés, distribuindo o peso uniformemente nas solas dos pés. Estique o corpo na vertical desde a cabeça. Abaixe os ombros. Relaxe os joelhos.

PARA SENTAR CORRETAMENTE

Sente-se ereta na cadeira, com as costas e as coxas apoiadas, pernas ligeiramente afastadas e pés retos no chão.

EXERCÍCIOS NA ÁGUA

Para fortalecer os músculos abdominais, deite-se numa piscina com as costas contra as laterais e deixe os braços estendidos. Mantendo as perna retas, levante-as até formar um ângulo reto com seu corpo, abaixando-as em seguida. Caminhar na água também é bom.




Publicidade

2 comentários:

amanda on 10 de agosto de 2011 às 14:35 disse...

Fiz natação na Companhia Athletica e ajudou bastante. Recomendo: http://www.companhiaathletica.com.br/baby-6-a-36-meses/natacao-bebe-i-e-ii/ ?utm_source=mark&utm_medium=m&utm_campaign=S33

amanda on 10 de agosto de 2011 às 14:38 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
 

Gestantes Online Copyright © 2011 Baby Shop is Designed by Monica Souza Sponsored by Eduardo Iorio